quarta-feira, 27 de maio de 2009

Programa Não Deixe Rastro e Brinquedos com Materiais Alternativos

Ontem apresentou-se aos alunos de Recreação e Lazer o Programa "Não Deixe Rastro", trata-se de princípios de utilização da natureza produzindo o mínimo de impacto.
É um programa internacional que promove o uso recreativo responsável, das Áreas Silvestres Protegidas, a investigação e a colaboração entre as instituições relacionadas com atividades ao ar livre. NO DEJE RASTRO é uma adaptação do Programa LEAVE NO TRACE (LNT) que a escola NOLS dirige nos Estados Unidos. Para administradores do U.S.Forest Service, Nacional Park Service, U.S. Fish and Wildlife Service, entre outros.
No Chile, o programa No Deje Rastro é implementado por NOLS Patagônia. No Brasil: Professor Alfredo Soto Ortega (Maestro No Deje Rastro) em Janeiro 2009, capacitou monitores multiplicadores do programa. Os princípios são os seguintes:

1) Planejamento é fundamental
2) Viaje e acampe em superfícies resistentes
3) Disponha os desperdícios de maneira apropriada
4) Respeite a fauna silvestre
5) Minimize o impacto das fogueiras
6) Considere a outros visitantes
7) Deixe o que encontre.
Dentro das limitações de tempo e turno (noite), na aula de Recreação e Lazer, apresentou-se a teoria que sustenta o programa e ensinamos técnicas de acampamento como: montar, desmontar uma barraca, localização (abordando o 2º princípio do Programa).
Depois da aula expositiva veio a prática e o aproveitamento de materiais alternativos para confeccionar brinquedos para as aulas de Recreação. Uma forma também de cuidar do que não se utiliza reaproveitando as embalagens plásticas, meias de "nylon", jornais, câmara de pneu de bicicleta, etc. Os materiais para aproveitamento foram trazidos pelos alunos que após a confecção, experimentaram os brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário