quarta-feira, 1 de abril de 2009

Resenha do artigo: O ensino de Recreação: repensando algumas práticas

A disciplina de Recreação e Lazer, na matriz curricular do curso de Educação Física da ULBRA/Canoas, encontra-se, para o curso de Licenciatura, no segundo semestre da grade e no quarto semestre, para os alunos do Bacharelado. Portanto, ela é oferecida aos acadêmicos, quando estes alunos, estão iniciando o curso de Educação Física. A escolha do artigo teve como objetivo oportunizar um espaço de reflexão sobre o tema.

O Ensino de Recreação: Repensando Algumas Práticas

A seguir apresenta-se a resenha do artigo “O ensino de recreação: repensando algumas práticas", de Edmilson Santos dos Santos (2001), publicado na Revista Movimento, vol 7, nº 15.
Segundo o autor, tratando-se de recreação e lazer, durante a formação acadêmica, encontramos profissionais auto-denominados práticos e outros teóricos. Estas duas denominações disputam a maneira como deve ser conduzida e orientada a área de recreação e lazer.
Em alguns casos, o próprio nome da disciplina direciona a forma de sua interpretação: ao receber o nome de recreação, associa-se a atividades práticas; quando denomina-se lazer, são relacionadas análises mais gerais; quando uma disciplina abrange recreação e lazer, ocorre o predomínio da primeira sobre a outra.
Diante deste contexto, o artigo objetiva compreender quais são as estratégias e práticas acadêmicas que fazem com que determinados discursos sejam considerados verdadeiros e outros falsos, identificando os pontos pelos quais os livros que sugerem atividades recreativas justificam determinados procedimentos práticos.
Os professores de ministram esta disciplina, devem utilizar o poder do conhecimento, através de atividades práticas concretas, para constituir uma verdade no ensino acadêmico.
Uma das intenções do estudo foi analisar criticamente as obras literárias que norteiam os trabalhos dos professores e alunos acadêmicos, relacionando o poder que o livro da área de recreação tem sobre o planejamento da disciplina. Portanto, foram verificados 22 livros direcionados a recreação dispostos em três bibliotecas de Faculdades de Educação Física.
Geralmente, esses livros apresentam atividades para serem experimentadas no cotidiano. Porém, a maioria das obras literárias não faz qualquer ressalva sobre os níveis motivacionais e de desenvolvimento das crianças, quais os jogos que são desafiadores, qual o papel do professor no seu aprendizado.
Torna-se comum no meio acadêmico, encontrar materiais literários produzidos para professores, recreacionistas ou estudantes, onde não apresentam suporte bibliográfico capaz de fundamentar suas atividades práticas.
Como a literatura não objetiva fundamentar o significado da recreação, acaba ocorrendo contradições entre o que anunciam e aquilo que sustenta o corpo do trabalho. Visto que a recreação esta relacionada a palavras como liberdade de expressão, criatividade, prazer e espontaneidade. Algumas obras de recreação discursam no texto liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que é o professor que escolhe o que deve ser realizado. Outro aspecto importante acontece quando certas atividades, incentivadas pelo professor, coloquem os alunos em situações desconfortáveis e desencorajados. Geralmente este fato relaciona-se a atividades de competição, desestimulando certos alunos considerados derrotados por seus colegas.
O jogo ou brincadeira são importantes e fundamentais no desenvolvimento educacional dos estudantes. Contudo todo jogo ou brincadeira devem ser escolhidos individualmente para um público específico, adotando regras e posturas embasadas no conhecimento teórico, visto que devemos fundamentar as atividades práticas na literatura, pesquisas científicas ou artigos, sempre possuindo um objetivo final com tais atividades. Não somente na área da recreação e lazer, mas em todas as áreas, devemos manter esta linha de trabalho, visto que cada vez mais os profissionais da educação física são estimulados ao meio científico e de pesquisa, sendo indispensável em dias atuais para uma melhor qualificação e formação profissional.

Autor da resenha: Rafael Vagner Krentz (aluno da turma de Recreação e Lazer) do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas.

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