sábado, 7 de abril de 2012

JOGOS COOPERATIVOS





O que são Jogos Cooperativos?Os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar atingir um objetivo comum. O mais importante é a colaboração de cada um, é o que cada um tem para oferecer naquele momento, para que o grupo possa agir com mais eficiência nas tarefas estabelecidas. Esse tipo de jogo trás uma alternativa ao jogo de competição, onde, algumas vezes, o outro passa a ser um obstáculo ao qual tenho que passar a qualquer custo para atingir o meu objetivo.O jogo é um espaço riquíssimo onde se produz infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Essa busca para solucionar problemas, característica fundamental da estrutura cooperativa, implica em um processo de exploração, escolha, e finalmente tentar responder a algumas questões (O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Onde atuar?) para definir a ação.Assim, o processo de participação no jogo pode resultar em um enriquecimento e crescimento tanto pessoal como do grupo e das próprias atividades propostas.Os jogos cooperativos propõem a busca de novas formas de jogar, com o intuito de diminuir as manifestações de agressividade nos jogos, promovendo atitudes de sensibilidade, cooperação, comunicação, alegria e solidariedade.A esperança, a confiança e a comunicação são as principais características dos jogos cooperativos. O jogo cooperativo busca a integração de todos, a alegria, a valorização do indivíduo na construção do processo de participação. Os jogos cooperativos buscam incluir e não excluir (Brown, 1994).Cabe recordar que entendemos os jogos cooperativos como componentes essenciais de um projeto educativo baseado na cooperação e resolução pacífica dos conflitos, onde os meios empregados não sejam antiéticos.Para Broto (2001), a convivência, a consciência e a transcendência são os principais eixos da pedagogia cooperativa.

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