quarta-feira, 1 de junho de 2011

DANÇA CIRCULAR













As Danças Circulares iniciaram por volta do século XX, na Escócia, através dos estudos do coreógrafo e bailarino alemão Bernhard Wosien (1996). Em seus ensaios inspirados nas danças folclóricas populares, procurou distribuir seus conhecimentos para o mundo todo, por intermédio deste método de dança, que representa sentimentos de união e comunhão entre as pessoas.
De acordo com os estudos do pai, Wosien (1996) ampliou seu aprendizado, analisando as danças circulares dentro da religiosidade, uma vez que adquiriu no grupo de estudos sobre sufismo e meditação, as danças do rodopio de origem Eslava e Turca.
As danças, no geral, têm um caráter sensibilizador, motivador de emoções, dispondo de um forte aspecto ao conseguir unir em um único momento, importantes sentimentos que fluirão nas pessoas que delas usufruírem.
Segundo Francês e Jefferies (2004), a energia gerada ao dançar de mãos dadas no círculo, é muito forte. Os participantes podem ficar estimulados, sendo que a energia pode provocar lágrimas, fazendo, inclusive, com que emoções que estavam escondidas venham a aflorar. Ela pode dar forças e coragem para que novos caminhos nunca antes divisados sejam experimentados na vida.
Com estas características interessantes e peculiares, torna-se instigante a reflexão sobre a forma com que elas podem ser inseridas no contexto educacional, na prática com a educação. (CATIB e SCHWARTZ,2007)

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