quinta-feira, 30 de junho de 2011

BRINQUEDOTECA NA AULA DE RECREAÇÃO

Ritual de entrada

Disfarces




"A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas".( MALUF,2011).

Entre os projetos desenvolvidos, nas aulas de Recreação e Lazer, havia o projeto da Brinquedoteca. Ficou a carga dos alunos, Adriana, Aline, Marcos e Eduilson. Consistiu em uma oportunidade dos alunos do curso de Educação Física, interagirem com as crianças, enquanto brincavam.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

BRINQUEDOTECA







A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. O mundo dos brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca. Nas Brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço. Segundo RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades. SANTOS (1997).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

YOGA: AULA DE EQUILIBRIO






Durante as aulas de recreação e lazer, a proposta foi elaborar um planejamento de aulas, que desenvolvesse as funções psicomotoras.Dividiu-se a turma em grupos e um destes grupos o tema era o EQUILÍBRIO.A faixa etária consistia em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Vivenciou-se uma excelente aula de YOGA.


Yoga para crianças
Escrito por Vilma Medina
Sex, 20 de Março de 2009 19:24
O yoga ajudará as crianças no seu longo caminho até o domínio físico e psíquico. Parece difícil para seu filho ou filha conseguir manter-se quieto, calado e concentrado em uma das posições do yoga? Com certeza para alguns pais isso parecerá quase impossível, mas a verdade é que a prática do yoga comprovará que tudo é possível.

Tudo dependerá da motivação, da paciência, persistência, e do trabalho conjunto entre os pais e o professor de yoga da criança.

Quando meu filho pode praticar o yoga
As experiências do yoga com crianças dizem que a melhor idade para que elas comecem com os exercícios do yoga é a partir dos 4 anos. Nesta idade, as crianças já podem entender perfeitamente o que se pode esperar e o que se quer delas. O yoga está indicado a todos os meninos e meninas. Seu objetivo essencial é a busca do equilíbrio e da harmonia, e o controle do sentido da disciplina. É uma boa base para uma vida adulta alegre e saudável.

Beneficios da prática do yoga com as crianças
O yoga é uma prática positiva na etapa de crescimento das crianças. Através do yoga, as crianças exercitarão sua respiração e aprenderão a relaxar, para enfrentar o estresse, as situações conflitivas, e a falta de concentração, problemas tão evidentes na sociedade atual. O yoga lhes ajudará no seu longo caminho até o domínio físico e psíquico.

1- Desenvolvimento e habilidade dos músculos motores.
2- Flexibilidade nas articulações.
3- Melhora dos hábitos posturais da coluna vertebral.
4- Massagem dos órgãos internos.
5- Melhoria nos hábitos da respiração.
6- Estimulação da circulação sanguínea.
7- Melhoria da auto-estima.
8- Diminuição no nível de estresse infantil.
9- Aperfeiçoamento dos sentidos.
10- Agilidade e integridade.
11- Calma e relaxamento.
12- Alongamento.
10- Melhor desenvolvimento da atenção, concentração, memória e imaginação.
11- Harmonização da personalidade e do caráter.
12- Canalização adequada da energia física.
13- Melhor compreensão e interação com os demais.

Recursos e prática do yoga com crianças
As aulas de yoga associam o trabalho corporal e mental. Tratando-se de crianças, a motivação é um fator muito importante. Em razão disso, é conveniente que em uma classe de yoga, não tenha mais que 15 crianças reunidas. As crianças devem sentir-se muito à vontade. Devem vestir-se com roupas folgadas, leves, confortáveis, e que lhes permitam fazer qualquer movimento com comodidade. As aulas devem ser ministradas em um ambiente limpo, tranquilo, ventilado e silencioso. Pode-se utilizar colchonetes ou almofadas apropriadas. E as crianças podem estar descalças ou com os pés vestidos com meias de algodão.
O yoga pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas o melhor horário para sua prática é pela manhã. É recomendável que se evite a ingestão de alimentos sólidos duas horas antes da prática.

A respiração do Yoga
A respiração é uma parte integral do yoga. O inalar e exalar pelas narinas é essencial para que a criança possa estirar-se e obter o equilíbrio para começar a praticar as posturas. Uma vez que o grupo controle sua respiração, o professor começará com as posturas. O sentido das posturas, é, desde os órgãos exteriores, ir caminhando aos órgãos interiores. Com as crianças, as posições devem ser praticadas pouco a pouco. O ideal, no princípio, é que aprendam a respirar, relaxar, depois se concentrar. Para as crianças, o yoga deve ser praticado como uma brincadeira. Não se deve exigí-los que repitam uma postura várias vezes. Isso pode converter-se em algo chato. Deve-se variar as posturas e os movimentos, devagar, e a um ritmo em que os pequenos não percam a concentração. Como já dissemos, o ânimo e a motivação são cruciais neste sentido, além do respeito, a moderação, e uma atitude positiva e alegre também.

Fonte consultada:
El yoga para niños, de Ramiro A.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DESENHANDO ROSTOS: IDENTIFICANDO ROSTOS...































O desenho dos rostos inicia com todo o grupo desenhando a letra " U", trocando de desenho e a partir desta letra cada um dos participantes vai construindo a figura de um rosto, pensando nos colegas de aula, ou melhor, procurando olhar mais para o colega de aula, dando uma identidade a ele. O trabalho foi desenvolvido de forma criativa e com muito respeito "ao outro" , trabalhando nesta atividade as diferenças que existem em cada um de nós. No final, todos deram um nome as figuras e apraudiram os professores que trouxeram a atividade

DANÇA CIRCULAR













As Danças Circulares iniciaram por volta do século XX, na Escócia, através dos estudos do coreógrafo e bailarino alemão Bernhard Wosien (1996). Em seus ensaios inspirados nas danças folclóricas populares, procurou distribuir seus conhecimentos para o mundo todo, por intermédio deste método de dança, que representa sentimentos de união e comunhão entre as pessoas.
De acordo com os estudos do pai, Wosien (1996) ampliou seu aprendizado, analisando as danças circulares dentro da religiosidade, uma vez que adquiriu no grupo de estudos sobre sufismo e meditação, as danças do rodopio de origem Eslava e Turca.
As danças, no geral, têm um caráter sensibilizador, motivador de emoções, dispondo de um forte aspecto ao conseguir unir em um único momento, importantes sentimentos que fluirão nas pessoas que delas usufruírem.
Segundo Francês e Jefferies (2004), a energia gerada ao dançar de mãos dadas no círculo, é muito forte. Os participantes podem ficar estimulados, sendo que a energia pode provocar lágrimas, fazendo, inclusive, com que emoções que estavam escondidas venham a aflorar. Ela pode dar forças e coragem para que novos caminhos nunca antes divisados sejam experimentados na vida.
Com estas características interessantes e peculiares, torna-se instigante a reflexão sobre a forma com que elas podem ser inseridas no contexto educacional, na prática com a educação. (CATIB e SCHWARTZ,2007)

FUTSAL EM DUPLAS







O futsal em duplas se caracteriza em um jogo que desenvolve a cooperação, entre outras funções psicomotoras. Ao observar-se esta atividade, percebeu-se um grande entusiasmo por parte dos acadêmicos ao participarem; destacando-se em suas habilidades, dentro da quadra.