terça-feira, 23 de junho de 2009

FESTA JUNINA DA TURMA DE RECREAÇÃO







As festas Juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e emigrantes dos país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitissimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Asia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proíbidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.(WIKIPÉDIA)

Antes de acontecer a festa, foi preciso um planejamento. A turma dividiu-se em três grupos:o grupo da ornamentação, da comida e das brincadeiras.

A sala foi ornamentada com muito capricho, com bandeirinhas, correntes e balões coloridos, tudo feito pelo grupo. Nos comes e bebes refrigerantes, chá de maçã com canela, pé-de-moleque, pipoca com melado, pipoca doce, rapadurinha de leite e de amendoim,pinhão, bolo de laranja, bolo de chocolate, cri-cri, entre outras guloseimas. O grupo das brincadeiras organizou a pescaria, a quadrilha e o casamento na roça.
A disciplina de Recreação e Lazer está chegando ao final, mas fica na memória as atividades realizadas durante as aulas, as novas amizades e o aprendizado que deve ser levado adiante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário